quarta-feira, 29 de abril de 2015

Vale da Seda apresenta coleção verão 2016 em loja conceito na SPFW



Marca de Maringá foi escolhida por uma curadoria para representar o Paraná no maior evento de moda do País; ação faz parte de Missão Empresarial do Sebrae/PR que teve participação de 12 empresas

A seda carrega consigo um ‘ar’ de nobreza e uma ‘pitada’ de folclore, criados em torno da sua história. Diz a lenda que o tecido foi descoberto por uma imperatriz chinesa, que tomava chá sob uma amoreira, quando um casulo de bicho da seda caiu na sua xícara. Ao tentar puxar a ponta de fio do casulo, ela fez com que fino fio de seda se desenrolasse, amolecido pela água quente do chá. Os antigos contam ainda que a imperatriz fez até um manto fino de seda para o imperador.

Cultura popular à parte, a seda é reconhecida no universo da moda por seu brilho e toque únicos. A fibra produzida pelo cultivo do bicho da seda é, sem dúvida, um dos mais nobres materiais têxteis que o homem já utilizou para a fabricação de fios e tecidos.

O Paraná se destaca nesse cenário e é responsável por 92% da produção nacional de casulos de bicho-da-seda, uma atividade desenvolvida em pequenas propriedades rurais, com área média de 2,5 hectares e predominância do trabalho familiar. A bacia hidrográfica do Rio Pirapó, que envolve 29 municípios no noroeste do Paraná, na região de Maringá, é a maior produtora de seda em todo o Ocidente.

Uma das empresas que utilizam a matéria-prima da região já é um dos expoentes do mercado brasileiro. Há cerca de seis meses, o Instituto Vale da Seda, fruto de um projeto desenvolvido na Incubadora Tecnológica de Maringá, inaugurou uma loja para a comercialização de lenços e echarpes. O reconhecimento foi ‘meteórico’ e a empresa foi escolhida para representar o Paraná e comercializar seus produtos na loja-conceito da 39ª edição do principal evento de moda do País, o São Paulo Fashion Week (SPFW).

As tendências e apostas para o verão de 2016 foram apresentadas pelo Vale da Seda e por outras empresas brasileiras na Fashion Forward Shop (FFWShop), espaço destinado para divulgação e vendas de produtos com edição limitada, entre os dias 13 a 17 deste mês.

A empresa Vale da Seda, cliente do Sebrae/PR no Projeto Indústria da Moda na Região Noroeste do Estado, representou a moda paranaense nesta edição do SPFW. Os produtos passaram por uma curadoria criteriosa da equipe da FFWShop e se deu por conta da alta qualidade da marca, que busca produzir e oferecer ao público produtos diferenciados e com valor agregado. O público da FFWShop teve acesso aos acessórios, cachecóis para o inverno e echarpes para o verão, produzidos pela marca de Maringá. Um dos destaques da coleção é a echarpe Maho, feita em seda tão fina, que muda de cor conforme a pessoa se movimenta.

De acordo com Maria de Fátima Antunes Gaspar, sócia do Vale da Seda, a receptividade do público foi muito boa. “O nosso diferencial é o design. Nossas peças são delicadas e a seda é um objeto de desejo, que ajuda a compor um visual com glamour. Muitas pessoas comentaram que gostariam de trabalhar com a seda, mas que era de difícil de encontrar o material. A oportunidade foi muito interessante e plantamos uma ‘sementinha’, mostramos que temos um produto de qualidade e visualmente muito bonito”, conta.

Missão empresarial

Outros 12 empresários paranaenses, de diferentes lugares do Estado, como Apucarana, Francisco Beltrão, Cianorte, Maringá e Terra Roxa, tiveram a oportunidade de participar de uma missão empresarial. Eles tiveram acesso aos bastidores da SPFW, conferiram desfiles, participaram de palestras e visitas técnicas.

A coordenadora estadual do Setor do Vestuário do Sebrae/PR, Carla Werkhauser, explica que a participação de empresários paranaenses é fundamental para ampliar a visão sobre moda e mercado, e é fruto do convênio firmado entre o Sebrae Nacional com o Instituto Nacional de Moda e Design (IN-MOD). “Através deste convênio, as empresas participantes dos projetos ligados à carteira da moda do Sebrae, em todo Brasil, têm a oportunidade de vivenciar a atmosfera do principal evento de moda do Brasil, observar os conceitos para a próxima estação e perceber como este evento desperta desejo por ser um ambiente de exclusividade e criatividade”, explica a consultora.

A empresária Lucimara Moreira Geanfelice, da Alma Viva Jeans, de Apucarana, acrescenta que os empreendedores aproveitaram os desfiles do SPFW para conferir as coleções de verão 2016. “Vamos lançar a nossa coleção no próximo mês e vimos que estamos no caminho certo. Foi uma experiência muito interessante.”

Novos horizontes

Um dos destaques da missão empresarial, na opinião do consultor do Sebrae/PR José Henrique Martins, que acompanhou a missão empresarial, foi uma visita à sede do Grupo InBrands, onde estão instaladas equipes de criação, desenvolvimento e produção de marcas, como Alexandre Herchcovitch, Ellus, Ellus 2nd Floor e Salinas.

“A missão empresarial mostrou para os empreendedores do Paraná como funciona o mundo dos negócios da moda, e não apenas o glamour em torno das modelos e passarelas. A InBrands mostrou para nossos empresários que a união das marcas é uma estratégia para ganhar mercado. As marcas se concentram no mesmo espaço e otimizam os custos e o modelo de gestão, mas cada uma delas continua fiel a sua essência e respeita seu estilo”, diz José Henrique Martins.

O consultor explica ainda as empresas do norte do Paraná no ramo da moda têm o perfil de fabricante, mas que ainda precisam melhorar no que diz respeito ao design, à gestão e às estratégias de comercialização. “Na visita à InBrands, os empreendedores tiveram a oportunidade de encontrar um ícone da moda como o Alexandre Herchcovitch, e ver que o profissional trabalha muito. Além disso, eles perceberam que para alcançar a diferenciação dos seus produtos é necessário investir em gestão e em canais de comunicação, como faz a InBrands. O grupo empresarial utiliza todas as ferramentas de vendas possíveis na internet e no espaço físico. Sem dúvida, a visita mostrou que o processo de fabricação é apenas uma das etapas para se destacar no universo da moda”, enfatiza.

A programação também contemplou palestras que apontaram as tendências do mundo da moda no mercado internacional. “Conhecemos o comportamento do consumidor em 120 países e notamos a força do mercado globalizado, que permite que as informações cheguem aos consumidores com muita rapidez. Também tivemos acesso a inovações e tecnologias, inclusive, na área de marketing, que influenciam nas vendas”, frisa Jussara Petini Cambuhy, responsável pelo desenvolvimento de produtos das marcas Globex e Surf Girl, empresa de Apucarana.

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