quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Para fomentar a criação, Gibiteca inaugura incubadora de quadrinhos



Nesta sexta-feira (10/8), às 19h, a Gibiteca de Curitiba inaugura sua incubadora de quadrinhos. O novo espaço é equipado com computadores, mesas digitalizadoras, scanners, pranchetas e internet para projetos de quadrinhos.
A incubadora foi batizada de Adilson Orikassa, quadrinista e professor da Gibiteca de Curitiba, falecido em 2012. O artista editou por 19 anos o Wacgiada, considerado um dos fanzines de maior longevidade de Curitiba.
Inicialmente, o local será disponibilizado para a produção das equipes dos nove projetos contemplados no edital de Ilustração, Quadrinhos, Cartoon, RPG, do Fundo Municipal de Cultura (edital 012/18), lançado em janeiro, que fomenta a produção de quadrinhos e similares por artistas residentes na cidade.
Os proponentes contemplados foram convidados para participar da inauguração e, em conjunto, será montada a escala de utilização da incubadora. “Tem espaço para mais de um projeto ao mesmo tempo. Após a abertura da escala, o local vai ser disponibilizado também à comunidade”, afirma o coordenador da Gibiteca, Fúlvio Pacheco.
Cursos
Com a incubadora, já neste segundo semestre a Gibiteca passou a oferecer também curso de ilustração digital. As aulas, que começaram na semana passada, têm duas turmas, uma à tarde e outra à noite. De acordo com Fúlvio Pacheco, as turmas já estão lotadas.
Além dos cursos regulares de ilustração digital, o espaço vai poder ser utilizado gratuitamente por quadrinistas que têm interesse na produção digital de seus projetos artísticos. A seleção desses trabalhos será feita mediante análise e aprovação da proposta pela equipe da Gibiteca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário