quinta-feira, 18 de junho de 2015

Cinema Japonês invade a CAIXA Cultural Curitiba em julho


Mostra O Universo de Miyazaki, Otomo e Kon exibe longas dos três mestres do anime e oferece curso sobre obra de Miyazaki e oficina de mangá

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 15 a 22 de julho de 2015, a mostra de cinema O Universo de Miyazaki | Otomo | Kon. O projeto exibirá 18 longas-metragens dos diretores Hayao Miyazaki (fundador do Studio Ghibli), Katsuhiro Otomo (Akira) e Satoshi Kon (Paprika), três dos realizadores mais influentes do cinema de animação japonês. O evento promove ainda atividades gratuitas, como oficina de mangá e curso sobre a obra de Miyazaki.

A animação japonesa, internacionalmente conhecida como anime (termo que, no Japão, é usado para designar qualquer animação, independente do país), transformou-se ao longo das últimas décadas em uma indústria, em especial a partir da produção massiva das séries para a televisão. Para alguns artistas, no entanto, a produção em massa desses trabalhos limitou a exploração de temas mais profundos e poéticos, impulsionando-os a buscar novas abordagens temáticas e estéticas no cinema. Entre os principais expoentes dessa corrente estão Hayao Miyazaki, Katsuhiro Otomo e Satoshi Kon.

Fundador do Studio Ghibli, Miyazaki pode ser considerado como o ponto de partida da mostra que chega a Curitiba após passar pelo Rio de Janeiro, Salvador, Recife, São Paulo e Brasília. O diretor é autor de alguns dos filmes mais importantes da cinematografia de animação japonesa e mundial, como Meu Vizinho Totoro (1988), o ganhador do Oscar A Viagem de Chihiro (2001), O Castelo Animado (2004) e o recente Vidas ao Vento, lançadoneste ano no Brasil, e anunciado como sua despedida do cinema.

O trabalho inovador de Miyazaki abriu caminho para que outros artistas imprimissem traços mais autorais aos seus trabalhos. É o caso de Katsuhiro Otomo e seu icônico Akira (1988) e Satoshi Kon com os impactantes Paprika (2006) e Atriz Milenar (2001). Esse viés autoral da cinematografia de animação nipônica será o grande destaque desta mostra, que oferece ao público a oportunidade de imergir nas obras encantadoras desses gênios da animação. O projeto tem a realização da Nuage.art.br, produção da Jurubeba Produções e curadoria de Jansen Raviera e Simone Evan.

Oficina de Mangá

Entre as atividades da mostra, a oficina de mangá – histórias em quadrinhos produzidas no Japão, ministrada por Dilermano Santos, é um dos destaques. Nela, os alunos entrarão em contato com noções básicas sobre a narrativa no estilo nipônico, abordando os aspectos estéticos dos três diretores em destaque na mostra, além de produzirem seus próprios mangás. A duração é de três dias, com vagas limitadas. Para participar, é necessário se inscrever de 01 a 10 de julho no site ouniversodemok.com. Classificação etária: não recomendado para menores 14 anos.

Curso O Universo de Hayao Miyazaki:

A arte e a influência de um dos criadores do Studio Ghibli serão abordadas no curso ministrado por Jansen Raviera, co-curador da mostra, e Janete Oliveira. Serão abordados quatro tópicos: Cultura japonesa e mitologia na obra de Miyazaki; Miyazaki e suas metáforas; O Studio Ghibli e a indústria do anime; e Um velho mundo idealizado. A duração das atividades é de quatro dias e as vagas são limitadas. As inscrições devem ser feitas no período de 01 a 10 de julho no site ouniversodemok.com. Classificação etária: não recomendado para de 14 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário