quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Tá nervoso? Vai pescar!


Curso de pescaria é opção para desestressar em spa paranaense

Independente da área em que você atue ou de como seja o seu dia a dia, dificilmente o estresse não está presente na sua rotina. Seja em casa, no trabalho ou no trânsito, fugir desse mal fica cada vez mais difícil e os impactos de uma vida estressante podem ser sentidos na saúde. É claro que ele não é apenas o vilão da história, pois é o estresse que ativa o corpo para reagir, fugir ou lutar, por exemplo. "É o gatilho que garantiu nossa sobrevivência por muito tempo, quando tínhamos que fugir de predadores e caçar para sobreviver", explica a psicóloga Raphaella Ropelato, do Hospital Vita.

Mas como tudo que é demais torna-se um problema, contornar uma rotina estressante têm se tornado uma das principais buscas atualmente. Especialistas recomendam investir em hobbies e atividades que tragam prazer, como esportes e projetos manuais, por exemplo. As opções não precisam ser mirabolantes e, muitas vezes, a resposta está em ações simples e conhecidas há tempos, como a pescaria.

Uma pesquisa conduzida no Reino Unido, em 2010, comprovou o que muitos pescadores já dizem há séculos: pescar reduz o nível de estresse, melhora o bem estar e a saúde, além de ser uma maneira de movimentar o corpo e estimular a socialização. Os pesquisadores entrevistaram cerca de 200 pessoas para entender os benefícios do esporte e as respostas foram muito similares. Todos os participantes ressaltaram que estar em contato com a natureza renova as energias e oferece uma saída para a rotina da cidade, do trabalho e da tecnologia. Ou seja, é o suficiente para recarregar as baterias e enfrentar uma nova semana, com uma carga bem menor de estresse e pressão. E aí, o benefício pode ser observado na performance no trabalho e no ambiente, que se torna mais leve para todos que estão em volta.

Por esse motivo, a Estância do Lago Spa & Wellness decidiu incluir a pescaria nas atividades para os hóspedes. Localizado no pequeno município de Almirante Tamandaré, a 15 quilômetros da capital paranaense, o spa possui um lago com diversas espécies de peixes, de Tilápias a Black Bass. A infraestrutura garante que a estadia será realmente "stress-free", aliando o melhor do contato com a natureza com o conforto de chalés, restaurante, estética, diversas especialidades de medicina e atividades físicas e recreativas disponíveis para os visitantes.

Para quem é novato no esporte e deseja se aventurar, é possível agendar o curso de Arremesso de Fly Fishing, com o instrutor Thiago Zanetti. A técnica, considerada uma das formas mais antigas de pescaria de que se tem notícia, requer prática no arremesso e manuseio da linha, para que a isca simule o movimento de um inseto sobre a água. O curso, de acordo com Zanetti, proporciona justamente essa prática para quem quer aderir ao esporte. "Depois de aprender a teoria do fly, o melhor é ir para a beira do lago e praticar. Só assim, o pescador vai pegar o timing dos movimentos e se preparar para a pescaria de verdade", comenta o instrutor.

Pode-se fisgar praticamente qualquer peixe com o fly, mas as espécies que mais gostam de "vir para a briga" são a Traíra, Truta, Black Bass, Robalo, entre outros. O termo fisgar também fica só no sentido figurado com essa técnica milenar. "Nós usamos cada vez mais os anzóis sem farpa, para não sacrificar o peixe e também como forma de segurança para o pescador", conta Zanetti. O curso pode ser individual ou com até oito participantes.

O movimento da queda de uma mosca na água e o movimento que ela faz ao se debater é praticamente irresistível para o peixe que observa a ação. Para quem está na beira do lago, executando o movimento de fly fishing, dois ditados servem bem: "um mau dia de pescaria é melhor do que um ótimo dia de trabalho" e o clássico "tá nervoso? Vai pescar!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário