terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Construtora Laguna completa 20 anos com destaque na construção sustentável


Em 2015, a empresa foi a primeira do País a obter a pré-certificação Leed Gold para um empreendimento residencial

A Construtora e Incorporadora Laguna completa 20 anos de atuação em 2016 seguindo a tendência da construção sustentável aliada a empreendimentos de alto padrão. Desde 1996, a Laguna vem conquistando um espaço importante na construção civil no Brasil. No ano passado, por exemplo, o LLUM Batel, em Curitiba, foi o primeiro residencial do País a conquistar a pré-certificação ambiental LEED Gold (Leadership in Energy and Enviromental Design).

O LEED é o maior selo verde de certificação e orientação ambiental para edificações e está presente em 143 países. A Laguna já havia sido pioneira na implantação do LEED no Brasil, com o Edifício Iguaçu 2820, também em Curitiba, e com o Condomínio Logístico São Carlos, em São Paulo. A conquista comprova a tendência do mercado. Segundo última pesquisa feita pela Ernest & Young, as edificações sustentáveis representam 8,3% do PIB do setor da construção civil. No Brasil, a estimativa é a de que tenha crescimento de 30% ao ano.

"Nossa maior conquista nesses 20 anos foi, além do reconhecimento nacional, o reconhecimento de clientes e dos colaboradores. Foram duas décadas de muito trabalho e dedicação, tendo como objetivos realizar projetos sempre diferenciados, sustentáveis, com boa localização, arquitetura, design e alto padrão construtivo", declara o diretor-geral da Laguna, Gabriel Raad.

Visando a harmonia entre os ambientes urbanos e a natureza, a Laguna procura aperfeiçoar o consumo de materiais e energia e busca gerar, cada vez menos, resíduos nas construções, sempre com foco na preservação do meio ambiente. "Com o passar dos anos, nós percebemos os danos causados pela exploração de recursos naturais. Com isso, a Laguna procura sempre trabalhar com a sustentabilidade econômica e social, sem deixar de lado a qualidade e conforto. Tudo isso é importante para a construção sustentável", comenta Raad.
Responsabilidade social e sustentabilidade

Em 2015, a Laguna criou, em parceria com os colaboradores, o Comitê de Responsabilidade Social e Sustentabilidade. "A ideia foi reforçar as iniciativas voluntárias dos colaboradores e envolvê-los nos projetos já existentes e apoiados pela Laguna, além de oferecer para a sociedade informações e práticas sustentáveis por meio de ações efetivas", explica a coordenadora do sistema de gestão de qualidade, Juliana Zandoná. 

Além disso, a Laguna faz auditorias semanais que verificam os cuidados com a organização, limpeza e destinação dos resíduos da obra para evitar focos de dengue. “Mesmo quando não chove, existe água proveniente da própria produção, que também pode ficar parada e causar problema. Então, é uma conscientização geral para que não se tenha água acumulada”, explica o diretor de engenharia, 
Fábio Siqueira.
Estratégias até 2023

Se em 2016 a Laguna foca seus esforços no lançamento do LLUM Batel e na entrega do residencial EOS Barigui, ambos em Curitiba. A empresa já pensa em planejamentos para, pelo menos, mais sete anos. “Foram mais de seis meses centrados apenas na análise do mercado para a reformulação de estratégias”, conta Gabriel Raad, diretor-geral da Laguna.

Entre as principais metas estão ações que antecipam as necessidades dos clientes, o aprimoramento de processos internos e capacitação da equipe. Além disso, na área de Engenharia e Produção, há previsão para a padronização de elementos pré-moldados nas obras, gerando uma construção mais eficiente, estruturalmente mais segura, sustentável e com versatilidade arquitetônica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário