quarta-feira, 12 de outubro de 2016

ONG Parceiros do Mar participa de ações de limpeza, doação de livros e conscientização ambiental na Ilha do Mel



Final de semana foi de atividades de limpeza em parceria com o I Festival Eco Cultural e Esportivo da Ilha do Mel, e com As Peregrinas, que levou crianças da Vila Torres e do Parolin para conscientização ambiental.

No último final de semana a ONG Parceiros do Mar participou de diversas atividades sociais na Ilha do Mel. Convidada para realizar uma caminhada ecológica com limpeza de praia durante o Primeiro Festival Eco Cultural e Esportivo na Ilha do Mel, os voluntários também participaram oportunizando o deslocamento das crianças das Vilas Torres e Parolin, que participam do projeto As Peregrinas de conscientização ambiental.

“Foram três dias com muitas atividades relacionadas à natureza. A caminhada ecológica foi organizada junto com um grupo de voluntários moradores da Ilha do Mel chamado Filhos da Ilha do Mel. No sábado pela manhã um grupo de aproximadamente 35 pessoas coletou nove sacos de lixo de 100 litros cheios de lixo durante uma hora e meia de caminhada pela ilha”, conta Klaus Marx Matias, responsável por eventos da ONG Parceiros do Mar.

Além da coleta de lixo, os Parceiros do Mar acompanharam as meninas do projeto As Peregrinas, com o “Pé na Areia”, ação que tem como objetivo levar crianças de comunidades carentes de Curitiba para conhecer a praia, entrar em contato com a natureza e praticar o surf. Cerca de 20 crianças da Vila Torres e do Parolin estiveram na Praia de Fora e participaram de um bate papo com o pessoal da ONG sobre a conscientização ambiental e um mutirão de limpeza, para mostrar a necessidade de preservar o meio ambiente.

DOAÇÃO DE LIVROS: A ONG Parceiros do Mar também esteve presente na campanha que aconteceu em agosto, de arrecadação de livros infanto-juvenis, iniciativa independente que surgiu de uma demanda de professores da Ilha do Mel. A campanha foi organizada em parceria com a Freguesia do Livro. A entrega dos livros foi realizada por Parceiros neste mesmo fim de semana, aos cuidados dos professores solicitantes, para compor um ponto de leitura na Ilha.

Sobre a ONG: O Instituto Renata Turra Grechinski – ONG Parceiros do Mar foi fundado em razão da fatalidade que levou a vida da jovem Renata em fevereiro de 2012, quando surfava com amigos na praia de Coroados/ Barra do Saí, no litoral do Paraná. Enroscada em artefato ilegal de pesca (porque colocado sem sinalização a menor distância do que a mínima permitida por Portaria do Instituto Ambiental do Paraná), Renata não resistiu ao afogamento. A partir daí, familiares e amigos de Renata fundaram a ONG para lutar por um litoral mais seguro para todos, congregando três pilares de atuação: segurança no mar, conservação e preservação ambiental, e temáticas relativas à pesca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário