quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Globo Repórter mostra as belas paisagens da Noruega





Durante três semanas a RPC esteve no país que é considerado um dos melhores do mundo para se viver

Nesta sexta-feira, 04/11, o Globo Repórter leva o público para uma viagem nas belas paisagens da Noruega. Durante três semanas a equipe da RPC esteve no país e o resultado é um perfil do país que é considerado um dos melhores lugares do mundo para se viver, apesar do custo de vida altíssimo.

Por doze anos seguidos, a Noruega tem conseguido alcançar o maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do mundo. Mas não foi sempre assim: o país já foi um dos mais pobres da Europa, mas, no início dos anos setenta, descobriu uma riqueza incalculável em petróleo e gás no oceano. Isso fez com que a nação conseguisse dar um salto gigantesco em poucas décadas. O que lucrou com o petróleo e mais os altos impostos cobrados foram usados na redução de desigualdades sociais, em criar serviços públicos de qualidade e para formar uma reserva para quando o petróleo acabar. Hoje, o fundo soberano norueguês é o maior do mundo e tem quase novecentos bilhões de dólares.

A produção também percorre as belezas naturais mais conhecidas da Noruega: os fiordes. Por todo o país são mais de mil fiordes, um cenário perfeito para quem gosta de aventuras, mesmo com o clima adverso. Nos meses de inverno, no norte do país, o sol não aparece nunca e as temperaturas são negativas o tempo todo. Por outro lado, no verão, o sol da meia noite clareia as paisagens vinte e quatro horas por dia. É neste cenário que a RPC leva o público para explorar trilhas íngremes e escalar a maior escada de madeira do mundo, a escadaria de Florli, que tem 4.444 degraus.

O país é também o berço da civilização viking, e possui um produto nacional conhecido mundo afora: o bacalhau. Visitar uma família de pescadores e saborear essa iguaria fresca, também está no roteiro dessa viagem. Para fechar a aventura, um passeio até o arquipélago de Svalbard, no meio do caminho entre a Noruega e o polo norte, região tão remota e gelada que tem até uma cidade fantasma: Pyramiden.

A reportagem é de Dulcinéia Novaes, imagens de Ramon Pereira e Edson Pereira de Lima e produção e direção de Norberto Oda. O Globo Repórter vai ao ar nesta sexta-feira, 4, na RPC, depois da novela A Lei do Amor.

SOBRE A RPC:

A RPC é uma empresa que faz parte do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), com suas oito emissoras de TV afiliadas à Globo no Paraná. A emissora é líder em audiência e pioneira na transmissão da TV Digital na região Sul do país. Com tecnologia de ponta, disponibiliza uma programação de qualidade e diversificada para toda a população do Paraná. Também fazem parte do GRPCOM os jornais Gazeta do Povo e Tribuna, as Rádios 98FM, Mundo Livre FM Curitiba e Maringá, a unidade móvel de produção em alta definição HDView e o instituto de responsabilidade social, o Instituto GRPCOM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário