sexta-feira, 26 de maio de 2017

4a. EXPOSIÇÃO DO PROJETO "SEMEANDO NOVOS OLHARES"



Marinice Costa exibe a exposição "Composição" até dia 05 de junho

A exposição "Composição" da artista plástica Marinice Costa é a quarta exposição a ser apresentada no Projeto “Semeando Novos Olhares” aprovado pela Fundação Cultural de Curitiba por meio da Lei de Incentivo à Cultura realizado na Escola Municipal Pref. Omar Sabbag, até o dia 5 de junho de 2017.

A exposição “COMPOSIÇÃO” apresenta um conjunto de obras, onde a pesquisa é uma das diretrizes principais e a racionalidade é a matéria prima. Marinice Costa busca suscitar reflexões sobre a potencialidade da arte, principalmente da pintura, onde procura ampliá-la e renová-la no espaço e no tempo. Cada obra contém um conjunto de elementos que conformam uma unidade. O conjunto destas obras conforma o espaço expositivo proposto pela artista como uma grande composição, supondo uma ruptura do equilíbrio estático das mesmas.

A artista procura obter a saturação das cores através de sobreposições de camadas fluídas com formas bem determinadas. Cores estas que são minuciosamente selecionadas sempre buscando um contraponto, um contraste, um retorno, um eco... Como declara a artista: “Calculo o espaço, a composição, a cor, a forma, cada quadro uma maneira diferente de chegar ao resultado, dados isolados que tomam força na compulsão pelo fazer, resumidas na precisão da linha, do plano, do espaço, numa reverência a precisão da vida”.

Sobre a artista:
Marinice Costa, curitibana, Engenharia Civil, Bacharel em Pintura e Escultura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), com especialização em Museologia pela mesma instituição. A artista faz parte do CACEV (Centro de Arte Contemporânea Edilson Viriato) e do Grupo ARTE 725. Marinice tem no seu currículo, diversas exposições individuais e coletivas, participando de Salões de Arte, Mostras Nacionais e Internacionais. Segundo o Mestre em Filosofia e Especialista em História da Arte, ensaísta e artista plástico, João Coviello: “A artista plástica Marinice Costa é uma artista que vive a experiência de se equilibrar entre a intuição artística e o trabalho intelectual que a pesquisa exige. A artista avança entre trabalhos geométricos, e a procura pela exatidão da composição entre as múltiplas possibilidades da abstração. As marcas de seu trabalho são visíveis e a mão da artista busca um objetivo ético: elas querem mostrar um fazer especial, que é diferente de qualquer outra atividade. Por isso a arte é uma forma de conhecimento especial. Assim, Marinice constrói seu trabalho de forma criteriosa, mas também sem esquecer o prazer estético.”

Um comentário:

  1. Mais uma vez, muito obrigada pelo importante apoio às ações culturais e artísticas. Abraço, Katia Velo

    ResponderExcluir